segunda-feira, 11 de junho de 2012

Projeto Controlador post 1


- Criaremos o esqueleto do componente;

  • Crie uma pasta no seu computador com o nome  Controlador


  • No Delphi [File - New - Package]
  • [File - Save All], salve com o nome  Controlador, na pasta que você criou.

  • Dentro da pasta serão criados 4 arquivos e uma pasta chamada _History

  • Voltando ao Delphi, vá em [File - New - Other... - Delphi Files - Component]


  • Clica no botão [OK].
  • Agora selecionaremos a classe que iremos herdar para nosso componente, como o mesmo não será visual então herdaremos de TComponent, e clica em [Next].
  • Na próxima tela preencha Class Name [TControlador]
                             Palette Page [Controlador],
clica em [Finish]


No Delphi você já pode ver o esqueleto do componente

  • Vá em  [File - Save All] e salve a unit como CompControlador.pas
  • Agora escreveremos o método Create e Destroy do mesmo



  • No Project Manager Selecione o projeto, e com botão direito do mouse clica em [Compile]
  • Faça a mesma ação mas agora selecione [Install].

  • Salve tudo, crie um projeto qualquer ou um form, vá em seu [Tool Palette], e observe o seu novo componente


  • Você já poderá adicionar a seu projeto ou form

  • Arquivos da pasta.


(... é isso ai galera, o primeiro post é esse, no próximo post, iremos adicionar as novas propriedades e eventos, até a próxima...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário