- Criaremos o esqueleto do componente;
- Crie uma pasta no seu computador com o nome Controlador
- No Delphi [File - New - Package]
- [File - Save All], salve com o nome Controlador, na pasta que você criou.
- Dentro da pasta serão criados 4 arquivos e uma pasta chamada _History
- Voltando ao Delphi, vá em [File - New - Other... - Delphi Files - Component]
- Clica no botão [OK].
- Agora selecionaremos a classe que iremos herdar para nosso componente, como o mesmo não será visual então herdaremos de TComponent, e clica em [Next].
No Delphi você já pode ver o esqueleto do componente
- Vá em [File - Save All] e salve a unit como CompControlador.pas
- Agora escreveremos o método Create e Destroy do mesmo
- No Project Manager Selecione o projeto, e com botão direito do mouse clica em [Compile]
- Faça a mesma ação mas agora selecione [Install].
- Salve tudo, crie um projeto qualquer ou um form, vá em seu [Tool Palette], e observe o seu novo componente
- Você já poderá adicionar a seu projeto ou form
- Arquivos da pasta.
(... é isso ai galera, o primeiro post é esse, no próximo post, iremos adicionar as novas propriedades e eventos, até a próxima...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário